Pulorose ou diarreia branca: moléstia que acomete as aves

Info Escola

A pulorose ou diarreia branca é uma moléstia que acomete as aves, especialmente os animais mais jovens. A doença é causada pela Salmonellapullorum que pode sobreviver até onze semanas em camas novas e até três semanas em camas antigas, fato que acrava o contágio entre os animais.
A pulorose é transmitida através do ovo, fezes, alimentos, água e cama contaminadas pela salmonella, mas também é transmissível através de pessoas, animais e insetos.
Os sintomas característicos da doença são: sonolência, perda de apetite, fraqueza, amontoamento, diarreia de coloração branca, asas caídas e dependendo do agravamento do caso, pode ocorrer morte súbita. Já nas aves adultas, a pulorose ocasiona a baixa produção de ovos.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames sorológicos, e as aves doentes são tratados com medicamentos específicos, entretanto sempre serão portadores do bacilo, assim deve ser sacrificadas.
Portanto, a melhor maneira de se evitar o aparecimento e contágio da doença em todo o plantel, é a prevenção através da limpeza, desinfecção, controle de insetos, roedores e pássaros no aviário.



Data da Notícia: 12/09/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.