Instituto Ovos Brasil
Ovos são o que de melhor as crianças podem comer no café da manhã para afastar a fome por mais tempo, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo realizado pela Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvania descobriu que ingerir ovos no café da manhã - ao invés de cereais ou mingau -, mantém as crianças mais satisfeitas por toda a manhã. A pesquisa também conclui que um café da manhã rico em proteínas leva os pequenos a ingerir menos calorias no almoço, o que pode ajudar a conter a obesidade.
Segundo artigo publicado na revista científica Eating Behaviours, o estudo observou 40 indivíduos com idade de 10 anos que ingeriram um café da manhã de 350 calorias à base de ovos, cereais ou mingau (alternadamente) e realizaram atividade física em suas brincadeiras antes do almoço. Foi questionado às crianças durante a manhã quanta fome estavam sentindo e os pais mantiveram um diário alimentar do que elas ingeriram.
A pesquisa, conduzida por Tanja Kral, do Departamento de Saúde Biocomportamental da universidade, concluiu que crianças que ingeriram ovos de café da manhã reduziram em 70 calorias o consumo alimentar no almoço, o que representa cerca de 4% de sua ingestão diária de calorias. De acordo com os cientistas, a ingestão de calorias pelas crianças além de seu limite diário pode favorecer ganho de peso e até levar à obesidade, se for um comportamento rotineiro.