Ovos férteis: exportações estabilizam-se e registram pequeno recuo no ano

A análise dos dados da SECEX/MDIC indica que em abril passado, pela segunda vez consecutiva em mais de três anos, as exportações brasileiras de ovos férteis destinados à produção de pintos de corte apresentou recuo em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mas embora o índice de redução tenha sido elevado – queda de, aproximadamente, 5,5% – o volume exportado, pouco superior a 33 milhões de unidades, ficou cerca de 8% acima da média mensal alcançada nos 12 meses anteriores (30,592 milhões/mês entre abril/23 e março/24.

Com esse segundo declínio mensal, o total acumulado nos quatro primeiros meses de 2024, da ordem de 143,1 milhões de unidades, passou a apresentar pequeno declínio em relação ao mesmo período anterior. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses prevalece um aumento de mais de 28%, o total exportado ficando pouco acima dos 365 milhões de unidades.

Tal volume correspondeu à exportação de mais de 1 (um) milhão de caixas de 30 dúzias, marca que vem sendo ultrapassada e mantida pelo setor desde dezembro de 2023. Os números atuais representam o triplo (aumento de 204%) do que foi exportado nos 12 meses completados em janeiro de 2021.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 21/06/2024