O consumo per capita subiu de 194 ovos por ano para 365 em 2024, colocando o país entre os maiores consumidores globais. Essa notável evolução foi explorada no webinar “O Milagre do Consumo de Ovos na Colômbia”, promovido pela Hy-Line, onde Gonzalo Moreno, CEO da FENAVI, compartilhou os fatores por trás desse sucesso.
O avanço do setor começou em 1994, com a implementação de um programa de checkoff, que arrecadou fundos para campanhas de marketing, além de investimentos em programas técnicos e de sustentabilidade. Hoje, 80% dos recursos arrecadados são direcionados a essas áreas, contribuindo para a expansão da demanda e a competitividade no mercado internacional.
A sustentabilidade tornou-se um pilar estratégico. Desde 2017, iniciativas como coleta de água da chuva, uso eficiente de recursos e a criação de um selo de sustentabilidade pela Icontec diferenciam a indústria colombiana. Atualmente, 65% das aves do país consomem água da chuva, refletindo uma abordagem inovadora para superar desafios ambientais.