Em março passado, o preço médio alcançado pelo milho no Estado de São Paulo exigiu 8,51 kg de frango abatido resfriado para a aquisição de uma saca (60 kg) do grão.
Foi um resultado bem mais cômodo que o registrado um ano antes, ocasião em que a compra de uma saca de milho pediu volume de frangos 38,7% maior – mais exatamente, 11,81 kg.
O índice de acessibilidade atual não é novo, manteve-se relativamente estável desde agosto do ano passado, portanto, há oito meses.
Não se considere, porém, que esse seja um resultado “fora da curva”. Nos sete anos transcorridos entre 2013 e 2019 a saca de milho foi adquirida com, em média, 8,85 kg de frango abatido.
A ruptura desse índice começou a ser registrada a partir de janeiro de 2020 (ou seja, antes do reconhecimento da pandemia de Covid-19), perdurando até meados de 2023. Nesse período a aquisição de uma saca de milho exigiu, em média, 12 kg de frango abatido.
Mas o ápice foi registrado nos primeiros meses de 2022, pois então foi preciso quase o dobro do atual volume para a aquisição de uma saca de milho – mais exatamente, 15,81 kg de frango.