EUA restringem importação de aves da Austrália em função da influenza aviária

Os Estados Unidos impuseram restrições à importação de algumas aves e subprodutos provenientes de Victoria, na Austrália, após a detecção de influenza aviária em animais domésticos.

O Serviço de Inspeção de Saúde de Animais e Plantas do Departamento de Agricultura dos EUA anunciou na última sexta-feira (24/5) que as restrições, em vigor desde 22 de maio, permanecerão até nova ordem.

Produtos e subprodutos aviários não processados, oriundos ou que passaram pelo Estado de Victoria, estão proibidos de entrar nos Estados Unidos, informou o departamento. A importação de aves, pássaros comerciais, ratitas e ovos para incubação também foi proibida. Aves de estimação ou destinadas a zoológicos podem ser importadas com uma permissão, mas estão sujeitas a uma quarentena de 30 dias.

A influenza aviária se espalhou para humanos e outros mamíferos, incluindo gado leiteiro nos EUA, em março, alimentando temores de uma possível mutação do vírus que poderia ser transmitida entre humanos e iniciar uma pandemia.

Victoria também foi palco de uma epidemia de H7N7 em 2020, a mais recente das nove epidemias de influenza aviária desde 1976. Todas foram rapidamente controladas e eliminadas, de acordo com o governo australiano.

Fonte: Terra

Data da Notícia: 29/05/2024