Empresa italiana de carrocerias investe em SC

Suíno.com

A Carrozzerias Pezzaioli, com mais de 40 anos de tradição em fabricação de carrocerias para transporte de animais vivos na Europa, inaugura fábrica em Faxinal dos Guedes,SC

A previsão de investimento na fábrica de carrocerias em alumínio para o transporte de suínos em Santa Catarina ultrapassa os ?15 milhões. A nova fábrica que será inaugurada em Faxinal dos Guedes, no Oeste Catarinense, vai atender inicialmente a demanda de agroindústrias brasileiras por transporte especializado em cargas vivas. O projeto da multinacional italiana, líder européia em transporte de animais vivos, é ousado e prevê expansão da produção visando países do Mercosul. Os modelos de carrocerias que serão produzidos aqui atendem as legislações européias de bem estar animal. Na contrapartida oferece para a indústria menor mortalidade e melhor qualidade de carne, com menos estresse para o animais.

O presidente da companhia Eugênio Pezzaioli fala sobre os investimentos na primeira fábrica da América do Sul, a Pezzaioli do Brasil . "Santa Catarina é o estado com a maior concentração de granjas de produção suínos e agroindústrias, também está muito perto da Argentina, que será o próximo mercado a ser desbravado. A Pezzaioli está investindo também na China, no Oriente Médio, Norte da África e América do Norte, mas com certeza o maior investimento está localizado aqui no Brasil".

"Nosso objetivo é o de conquistar pelo menos 50% do mercado nos próximos 3 anos, e a produção será destinada principalmente para mercado Brasileiro mas também uma parte irá para o Mercosul" revela Eugênio Pezzaioli. A fábrica que será inaugurada no dia 10 de maio tem mais de 4 mil metros quadrados de área construída já tem plano de expansão com ampliação para 6 mil metros de área construína, o número de empregos deve ser triplicado.

A fábrica instalada em Faxinal dos Guedes vai produzir semi- reboque, com um, dois ou três eixos e carrocerias para caminhão. Toda a produção inicial é destinada ao transporte de suínos e vai atender as principais empresas exportadoras de carne suína.

De acordo com o engenheiro Vinícius Zago Cantú, responsável pela adaptação dos projetos italianos as necessidades brasileiras explica que entre as vantagens das carrocerias de alumínio e da exclusiva liga super leve estão a versatilidade, já que todas as carrocerias são feitas para transportar animais com até 05 andares, conforme a idade ou peso dos animais " Os pisos podem ser elevados por um sistema hidráulico ou fixo, com sistema rebatível para facilitar a carga-descarga dos animais e com elevador de carga instalado na traseira, como opcional. Outro ponto importante é a durabilidade, toda a estrutura é feita de liga especial de alumínio, que elimina a ação da ferrugem e proporciona resistência e leveza, garantindo economia de combustível e maior volume de carga".
Cantu destaca ainda a maior vida útil das carrocerias de alumínio e a baixa manutenção da tecnologia exclusiva, que garante qualidade no transporte, com redução de mortalidade, estresse físico do animal e menor lesão e conseqüente descarte de carcaças.

Estudos realizados pela Embrapa Suínos e Aves apontam a influência da qualidade do transporte nas perdas quantitativas e qualitativas na produção de carne suína.


Histórico de sucesso na Europa

A trajetória da Carrozzerias Pezzaioli iniciou nos anos 70 com as primeiras carrocerias de transporte de animais vivos em ferro e madeira. Hoje a empresa comercializa carrocerias em toda a Europa, e a produção segue rigidamente a orientação de veterinários especializados no transporte de cargas vivas, organismos reguladores, organizações de defesa do bem estar animal e ambientais, bem como, os órgãos de proteção dos animais e de segurança rodoviária.

O projeto de expansão da Pezzaioli iniciou no ano 2000 com estudo de viabilidade e o projeto da fábrica de carrocerias Pezzaioli do Brasil. O ano de 2012 marcou o início da construção da fábrica que produzirá carrocerias em alumínio, utilizando liga especial, desenvolvidas para o transporte de suínos.
A nova fábrica já iniciou a produção e até o final de 2015 os modelos que são utilizados na Europa serão produzidos e comercializados também no Brasil.


De olho no bem estar animal

Os investimentos da empresa italiana no Brasil visam antecipar exigências dos mercados consumidores sobre a qualidade da carne e processos de produção mais humanizados.
Hoje o Brasil tem acordos com a Comissão Européia para a introdução de regras de bem estar e transporte de animais vivos, similares as utilizadas na Europa. As primeiras mudanças já começaram a ser implantadas e os estudos realizados no Brasil mostraram que suínos transportados em carroceria simples apresentam maior prevalência de lesões na carcaça, que os suínos transportados em carroceria de alumínio, o que influencia positivamente nos valores de pH e cor da carne.
"Nós da Pezzaioli do Brasil acreditamos que o bem estar animal é fundamental para a qualidade do produto final e para os negócios. Sabemos que melhor transporte garante melhor qualidade da carne e menor mortalidade e isso pode ser traduzido em mais ganhos para a cadeia produtiva" destaca Pezzaioli.



Data da Notícia: 05/05/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.