Em parceria com a ABCS, Embrapa oferece nova ferramenta para estimativa de custos de produção de suínos

A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente desde o dia 1º de julho dois formulários em planilhas eletrônicas para estimativa de custos de produção de suínos. Essas ferramentas foram desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), especificamente para gerar estimativas em painéis com especialistas ou grupo focal.

O painel é uma técnica qualitativa para levantamento de dados primários. O método consiste em uma reunião, liderada por uma equipe de pesquisa, com um grupo de pessoas. Sua aplicação para estimativa de custos agropecuários requer o envolvimento de produtores e produtoras e profissionais da assistência técnica pública e privada e de associações de representação dos diferentes elos das cadeias produtivas.

“Os atores envolvidos na produção de suínos têm demandado à Embrapa ferramentas para gerar estimativas dos custos de produção de fácil uso e que empregam metodologias adequadas em apoio à formulação de políticas públicas e estratégias setoriais. Os formulários em planilha eletrônica atendem essa demanda, permitindo organizar informações levantadas em painel de especialistas e gerar estimativas dos custos de sistemas de produção representativos a partir do levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado”, diz o pesquisador Marcelo Miele, da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves.

Os formulários permitem estimar os custos para seis sistemas de produção em suinocultura (suínos em ciclo completo, leitões desmamados, leitões até a fase de creche e engorda de leitões em crechários, de suínos em terminação e de suínos em desmama-terminação). Também permite estimar os custos para três diferentes regiões com diferentes sistemas de produção, bem como calcular o custo médio ponderado para as diferentes regiões e sistemas de produção caracterizados pelos participantes da reunião em painel.

O consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, que participou dessa construção em Goiás, explica que: “o envolvimento direto de produtores e gestores das granjas que possuem controles sólidos de custos foi fundamental para trazer números confiáveis da realidade do campo. Iniciativas como esta são fundamentais para que o setor estimule a viabilidade econômica e servem como ferramentas para o trabalho das entidades e dos investidores, além de embasar políticas públicas que determinem a sustentabilidade da suinocultura brasileira.

O analista da Embrapa Suínos e Aves Ari Jarbas Sandi lembra que as ferramentas propostas não substituem outras ferramentas simplificadas como o aplicativo “Custo Fácil” e a planilha “Cálculo Simplificado do Custo de Produção do Integrado de Suínos e Frangos de Corte”, que visam auxiliar produtores integrados e a assistência técnica na gestão da granja e na geração de informações para estimar o custo de produção. “Essas ferramentas continuam disponíveis para esse público, enquanto que os novos formulários são mais voltados a associações e instituições que desejam estimar custos para uma região ou estado a partir de reuniões em painel com especialistas”, diz.

Dentro dessa iniciativa também são disponibilizados dados acerca da produção de frangos de corte. As planilhas estão disponíveis no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, na seção “Ferramentas”. Também foi editado um comunicado técnico com orientações sobre o uso das planilhas eletrônicas, disponível aqui.

Fonte: ABCS

Data da Notícia: 09/07/2024
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.