Em alta, custo de produção do frango atingiu em maio o maior valor dos últimos 11 meses

Comparativamente a diversas ocasiões anteriores, o custo de produção do frango no primeiro quadrimestre deste ano foi marcado por grande estabilidade, pois variou apenas 1% acima e abaixo da média observada no período. Mas essa estabilidade foi rompida em maio passado quando, além de registrar a primeira alta do ano, o custo de produção do frango alcançou o maior patamar dos últimos 11 meses.

De acordo com o levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, em maio último a produção de um quilograma de frango custou R$4,42 – valor que, embora ainda 4,12% inferior ao de maio de 2023, representou alta de 3,27% sobre o mês anterior, superando os valores que vinham sendo registrados desde julho do ano passado.

De acordo com os dados divulgados, três itens atuaram na elevação do custo: a ração, que aumentou 4,2% de abril para maio; a genética (pintos de um dia), que aumentou 3%; e os insumos identificados sob o item “energia elétrica/cama/calefação”, que aumentaram mais de 9%. Mas enquanto a ração correspondeu a 66,74% do custo total, a genética representou 15,38% e o último item mencionado apenas 2,71% do custo total.

A despeito do último aumento, o custo médio nos cinco primeiros meses de 2024 ficou em R$4,35/kg, valor que representa queda de 15,41% sobre a média de R$5,14/kg alcançada entre janeiro e maio do ano passado.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 17/06/2024