Doença de Newcastle: veterinários defendem medidas rigorosas nas granjas

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) publicou recentemente uma nota técnica sobre a Doença de Newcastle, alertando sobre a ampliação do raio de inspeção conforme novos casos forem confirmados. A medida faz parte do procedimento em andamento no estado para controlar a disseminação da enfermidade.

A nota enfatiza a necessidade de precauções rigorosas para aqueles que trabalham diretamente com aves infectadas. Recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como máscaras respiratórias e luvas, além de práticas rigorosas de higiene. A doença pode afetar aves domésticas, silvestres e de criação comercial.

O CRMV-RS explica que a disseminação da Doença de Newcastle exige a adoção urgente de medidas rigorosas, conforme as orientações do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal. Isso inclui a implementação de um vazio sanitário com o sacrifício das aves afetadas. Além disso, será estabelecida uma zona de proteção com um raio de três quilômetros e uma zona de vigilância de dez quilômetros ao redor do foco.

Fonte: AGRIMÍDIA

Data da Notícia: 22/07/2024