Desempenho do frango abatido em maio e nos cinco primeiros meses de 2024

Cotado, na média do mês, por perto de R$7,32/kg, em maio o frango abatido viu seu preço sofrer nova retração mensal (a terceira consecutiva), com isso registrando o menor valor nominal de 2024.

Mesmo assim, não foi um mau resultado. Primeiro, porque os custos de produção têm permanecido relativamente estáveis. Segundo, porque o mercado continua se comportando com grande estabilidade, ao contrário do registrado um ano atrás.

Em 2023, nos mesmos cinco meses, o preço do frango abatido retrocedeu quase 10% de janeiro para maio. Neste ano também ocorreu queda, mas ela não foi muito além de meio por cento. Daí, por exemplo, a cotação de maio último ter ficado 11,21% acima da registrada um ano atrás.

Porém, o que continua sendo destaque no atual comportamento do mercado é o longo período de estabilidade dos preços. Assim, tomando-se como referência os sete meses transcorridos entre novembro de 2023 e maio de 2024, constata-se que em relação a um valor médio de R$7,39/kg, os preços mínimo e máximo apresentaram variação não muito superior a 1% acima e abaixo da média. Ou, resumindo, uma amplitude que não chega a 2,5 pontos percentuais.

Bem diferente do registrado nos mesmos sete meses decorridos entre 2022 e 2023. Pois, então, preços mínimo e máximo variaram, respectivamente, perto de 9% e quase 12% abaixo e acima da média de R$7,20/kg, o que representou amplitude superior a 20 pontos percentuais.

Obviamente, a média dos cinco primeiros meses de 2024 não difere muito da média de maio último: pouco mais de R$7,36/kg, valor cerca de 6,5% superior à média dos mesmos cinco meses de 2023.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 03/06/2024