Crise na avicultura da Indonésia desencadeia turbulência no mercado de rações

As empresas de rações da Indonésia estão enfrentando dificuldades significativas na venda de seus produtos, à medida que os criadores de aves recorrem ao abate de galinhas poedeiras para evitar custos crescentes. Segundo fontes locais, essa medida extrema visa mitigar o impacto econômico da crise.

Queda na Demanda e Vendas

O declínio no rebanho de aves na Indonésia teve um impacto profundo na demanda por aditivos para rações. No primeiro trimestre de 2024, as vendas de rações para aves caíram quase 30%, de acordo com informações de um fornecedor local à agência de notícias Asian Agribiz.

Excesso de Oferta e Custos Crescentes

A indústria avícola da Indonésia está enfrentando uma tempestade perfeita de excesso de oferta e aumento de custos. Muitos agricultores estão abateando galinhas poedeiras precocemente para evitar os altos custos de manutenção. A expectativa é de que a situação só melhore no segundo semestre do ano, conforme um estudo recente da Associação Indonésia de Criadores de Aves, que apontou um excesso de oferta de pintos do dia próximo a 576 milhões de cabeças.

O excesso de oferta é atribuído principalmente à diminuição da demanda no mercado de ovos. Musbar Mesdi, presidente da Associação Nacional de Criadores de Camadas, destacou a disparidade entre o aumento dos custos operacionais e o poder de compra da população.

Preço Elevado do Milho

Mesdi apontou que o principal fator prejudicando as empresas é o alto preço do milho, que varia entre 8.000 e 8.400 rúpias (US$ 0,50 – US$ 0,52) por kg. A atual crise é uma consequência do fenômeno climático El Niño, que afetou significativamente a produção de milho no país, apesar dos esforços do governo para mitigar esses impactos.

Mudança do Milho para o Trigo

Desianto Budi Utomo, presidente da Associação Conjunta de Empresas de Alimentação Animal, relatou que o aumento dos preços dos alimentos forçou os fabricantes a substituir o milho pelo trigo, importado principalmente da região do Mar Negro e da Austrália. Em 2023, a participação do milho na produção de ração animal caiu para 38,3%, de 45,7% no ano anterior, e essa tendência continuou no primeiro trimestre de 2024.

Desafios na Satisfação da Demanda Doméstica

Aves representam 65% do consumo médio de proteína animal na Indonésia. Para um país com 275 milhões de habitantes, isso significa que são necessárias 16 milhões de toneladas de milho por ano para atender à demanda interna. Utomo alertou que problemas de longa data, como a falta de sementes de alta qualidade e a mecanização inadequada da indústria agrícola, continuarão a impactar as operações.

A crise na indústria avícola da Indonésia não só afeta diretamente os criadores de aves, mas também toda a cadeia de fornecimento de rações, criando um cenário desafiador para o setor agrícola do país.

Fonte: World Poultry

Data da Notícia: 21/06/2024