Portal Suínos e Aves
A coriza infecciosa é uma enfermidade aguda e crônica que acomete a criação de fundo de quintal, de aves exóticas e industriais, causada pela bactéria Haemophilusgallinarum. É caracterizada por corrimento nasal, espirros e inchaço da face baixa dos olhos. A doença surge em lugares úmidos e que possuem correntes de ar frio.
Os animais acometidos pela doença apresentam perda de apetite, espirros, tosse e dificuldades de respirar, congestão das vias respiratórias, descarga nasal serosa e purulenta, inchaço na face e barbelas, emagrecimento, morbidade e tem altas taxas de mortalidade.
A transmissão da coriza infecciosa ocorre por contato direto com aerossóis em suspensão no ar de aves doentes e pela contaminação da água, alimentos e instalações, principalmente em época de chuva.
O tratamento dos animais doentes é feito a base de medicamentos como os antibióticos, que devem ser indicados por um médico veterinário.
Portanto, a prevenção sempre é o melhor caminho, higienize as instalações, divida os lotes dos animais em idades, vacine o plantel, remova as aves que apresente a face inchada, pois estas serão portadoras da moléstia, e ainda isole as aves doentes, evitando dessa forma a contaminação dos outros animais.