Classificação, sintomas e tratamento da bouba aviária

Agronegócio Avicultura

Dentre as várias moléstias que podem acometer as aves tem-se abouba aviária, pipoca ou caroço que se caracteriza como uma das moléstias mais comuns no plantel aves. A moléstia é causada por um vírus de dispersão lenta, e acomete galinhas e perus, causando nódulos na pele dos animais.
A bouba aviária acontece com mais frequência em épocas quentes e chuvosas, e em locais próximos a águas paradas, essa quadro se dá devido ao fato do transmissor da doença ser o mosquito.
Geralmente as lesões causadas pela bouba agride somente a região da cabeça e região superior do pescoço, porém podem ocorrer também lesões generalizadas em todo o corpo das aves.
A doença causa febre; tristeza e penas arrepiadas; nódulos na crista, barbelas, cabeças, pernas e pés; lesões ao redor das narinas, que podem levar a produção decatarro; lesões sobre as pálpebras que podem produzir lacrimejamento e, eventualmente, perda da visão;e também placas e bolhas na boca.
A prevenção da bouba se dá através da vacinação de todo o plantel, com a vacina do vírus vivo;com a desinfecção dos galinheiros ou granjas;com o escoamento de poças de água paradas e também combater os mosquitos que são os vetores de transmissão da doença.



Data da Notícia: 11/02/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.