China pode impor medidas antidumping contra importações de carne suína da UE

A China está considerando a imposição de medidas antidumping provisórias sobre as importações de carne suína da União Europeia. O Ministério do Comércio da China anunciou nesta quinta-feira que uma investigação, iniciada em 17 de junho, está em andamento e deverá durar um ano.

A investigação se concentra na carne suína e seus subprodutos provenientes da UE, com ênfase particular na Espanha, Holanda e Dinamarca. Este movimento é uma resposta às tarifas antissubsídios que a UE impôs sobre veículos elétricos chineses.

O escopo da investigação abrange cortes frescos, refrigerados e congelados de carne de porco, além de intestinos, bexigas e estômagos suínos. O prazo inicial para conclusão da investigação é 17 de junho de 2025, com a possibilidade de uma extensão de seis meses, se necessário.

Empresas globais de alimentos estão em alerta para possíveis tarifas retaliatórias da China desde que a Comissão Europeia anunciou, em 12 de junho, a imposição de tarifas anti-subsídios de até 38,1% sobre carros chineses a partir de julho.

Dados alfandegários chineses revelam que, em 2023, a China importou US$ 6 bilhões em carne suína, sendo mais da metade proveniente da UE. A Espanha é o maior fornecedor europeu de carne suína para a China, seguida por Holanda, Dinamarca e França.

As potenciais medidas antidumping podem impactar severamente a Europa, especialmente porque grande parte das exportações de carne suína para a China inclui produtos como orelhas, narizes, pés e miudezas, que são raramente consumidos na Europa.

Alberto Herranz, diretor da Interporc, associação espanhola de produtores de carne suína, afirmou que o setor suinícola espanhol está preparado para redirecionar suas exportações para outros mercados, se necessário.

Carlos Cuerpo, ministro da Economia da Espanha, enfatizou a importância de equilibrar a promoção do livre comércio com a proteção dos interesses estratégicos. “Assim como não desejamos uma guerra comercial, queremos evitar uma corrida por subsídios. Precisamos encontrar um ponto de competição justa”, disse ele.

Fonte: Reuters

Data da Notícia: 21/06/2024