Carne de frango: entre quatro itens exportados no 1º quadrimestre, só industrializados obtiveram aumento de receita

Entre os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil – frango inteiro, cortes, carne salgada e industrializados – somente este último fechou o primeiro quadrimestre de 2024 registrando aumento na receita cambial.

Pena, porém, que representem não mais de 4% da receita total do setor. Como os demais itens tiveram desempenho negativo, a receita total do quadrimestre sofreu retração superior a 11%.

Os industrializados registraram, também, aumento no volume embarcado (+5,01%) e, nisso, foram acompanhados pelo frango inteiro (+1,53%). Mas tais incrementos acabaram totalmente neutralizados pela queda de 4% no volume dos cortes de frango e, ainda, por uma redução de 8,53% na carne de frango salgada.

Quanto ao preço, os quatro itens permanecem com resultados inferiores aos do mesmo quadrimestre de 2023. Neste caso a menor redução recai sobre os industrializados (-2,53%) e a maior sobre o frango inteiro (-13,27%). A carme salgada enfrenta perda muito próxima (-12,51%), enquanto a dos cortes fica em 7,68%.

O efeito final foi uma redução de mais de US$380 milhões na receita cambial do período, 71% desse valor determinado pela queda no volume e no preço dos cortes (11,39% a menos na receita). Outros 21% dessa redução foram ocasionados pelo frango inteiro, cuja receita no quadrimestre recuou perto de 12%.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 23/05/2024