Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
09/06/2021
Avicultura
Abates de frango sob inspeção: volume de carne aumentou 3,32% no 1º trimestre de 2021
Os dados consolidados do IBGE relativos ao abate inspecionado de frangos no primeiro trimestre de 2021 apontam que, revertendo a pequena queda observada no mês de janeiro

AviSite

Os dados consolidados do IBGE relativos ao abate inspecionado de frangos no primeiro trimestre de 2021 apontam que, revertendo a pequena queda observada no mês de janeiro (redução de 0,89% sobre o mesmo mês de 2020), o número de cabeças abatidas nos dois outros meses aumentou de forma significativa (quase 4,5% em fevereiro, perto de 6,5% em março), fazendo com que o volume abatido no período fosse encerrado com um acréscimo de 3,32% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Porém, o volume de carne de frango decorrente desses acréscimos registrou expansão nos três meses, em especial no bimestre fevereiro-março. Em consequência, a produção do trimestre, da ordem de 3,661 milhões de toneladas, apresentou aumento anual de 5,29%.

A conclusão que se tira desses resultados é a de que aumentou no período o peso médio das aves abatidas – quase 2% a mais que no primeiro trimestre de 2020. Porém, se considerados os resultados dos últimos 12 meses, o peso médio ainda é inferior ao de idêntico período anterior – efeito da desaceleração do setor no ano passado por conta da pandemia.

E por falar em 12 meses: a produção acumulada nesse período (abril de 2020 a março de 2021) não está muito distante dos 14 milhões de toneladas, registrando aumento de 2,2% sobre idêntico período anterior. Já o acumulado no primeiro semestre, projetado para a totalidade do ano, sinaliza volume próximo de 14,650 milhões de toneladas, 5% a mais que o acumulado atual. Só de carne de frango inspecionada.

Carne de frango

Tags: