Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
22/01/2021
Milho/Agroconsult: área plantada na safrinha 2021 deve chegar a 14,3 milhões de hectares
A Agroconsult projetou nesta quinta-feira a área plantada de milho safrinha no ciclo 2020/21 em 14,3 milhões de hectares, um aumento de 7,5% ante o ciclo anterior

Broadcast Agro

A Agroconsult projetou nesta quinta-feira a área plantada de milho safrinha no ciclo 2020/21 em 14,3 milhões de hectares, um aumento de 7,5% ante o ciclo anterior (13,3 milhões de hectares). A produção da safrinha em 2021 é estimada pela consultoria em 83,9 milhões de toneladas, aumento de 10,8% ante a temporada 2019/20. As projeções foram apresentadas durante evento de lançamento do Rally da Safra 2021.

"Ninguém vai deixar de plantar milho safrinha com rentabilidade tão favorável", disse o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani, no evento, se referindo à situação em Mato Grosso, maior produtor, onde o atraso no plantio e replantio de soja afetou "parcialmente" o calendário de semeadura do milho safrinha. "Vamos adentrar o mês de março plantando milho." Para o Brasil, segundo Debastiani, há dois desafios para o produtor: colher uma safra recorde de soja "de forma muito concentrada" e plantar uma área recorde de milho segunda safra "em janela mais curta".

O sócio diretor da Agroconsult, André Pessôa, disse que o cenário para os preços do milho é "excepcional" neste ano, com preços internacionais firmes, câmbio atrativo para exportação e demanda externa acelerada, com a China se tornando um grande importador do cereal. "Mesmo que a safrinha de milho não seja grande, a lavoura trará bons resultados ao produtor", disse.

Já a produção de milho verão em 2020/21 foi estimada em 25,1 milhões de toneladas, contra 27,3 milhões de toneladas no ciclo anterior. A consultoria projetou a área plantada em 5 milhões de hectares em 2020/21, ante 5,1 milhões de hectares na temporada passada. Segundo Debastiani, o milho verão no Rio Grande do Sul enfrentou 30 dias de seca nos períodos críticos de pendoamento e enchimento de grãos, o que ocasionou perdas de produção.

A produção total de milho no Brasil foi estimada pela Agroconsult em 109 milhões de toneladas - um aumento de 5,8%, impulsionado pelo milho segunda safra.

Tags: