10/08/2020
Desempenho do ovo, na granja, na 32ª semana de 2020

OvoSite

Na semana passada (32ª semana, 02 a 08 de agosto) o mercado de ovos teve um desempenho pífio diante das expectativas de continuidade do bom momento iniciado nos últimos dias de negócios da semana anterior.

E o que era para ser uma semana de valorizações se transformou em negócios fragilizados e excedentes em todos os elos da cadeia de produção. Com isso, também houve pouca disposição dos compradores em adquirir o produto.

O resultado foram dois retrocessos de preços que culminaram na mesma cotação recebida na abertura de agosto. Mesmo assim, o preço médio semanal apresenta valorizações de 11% em relação à semana imediatamente anterior e de 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por ora, o preço médio da caixa de ovos brancos ao produtor no acumulado de agosto alcança R$73,86 e equivale a valorizações de 7% sobre julho último e de 10,4% na comparação com agosto do ano passado.

A semana atual (33ª semana, 09 a 15 de agosto) encontra o consumidor restabelecido em seu poder aquisitivo. Resta saber como será o tamanho da reposição na abertura desta semana. Se for expressiva, pode dar certo alento aos negócios. Senão, os compradores - tendo como justificativa a necessidade de realizar promoções para dar maior vazão ao produto - pressionarão por fechamentos favorecidos e, dificilmente, os avicultores conseguirão segurar a pressão.

Ovo branco extra