12/08/2019
Desempenho do ovo, na granja, na 32ª semana de 2019

AviSite

A expectativa de mercado bem ativo em decorrência do recebimento dos salários e comemoração do dia dos pais na semana passada não se concretizou. De toda forma, o produtor de ovos brancos obteve leve reajuste logo na abertura da semana.

Com isso, a semana 32ª (04 a 10 de agosto) fechou com preço médio semanal de R$68,00, apontando aumento de quase 8% sobre a semana imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado o índice foi 21,4% superior. Ou, R$12,00 a mais por caixa, pois naquela semana o preço médio ficou em R$56,00.

Por ora, no acumulado de agosto o preço médio ao produtor se encontra em R$67,22 e indica aumentos de 9,3% e quase 23% sobre os recebidos em julho último e em agosto do ano passado, respectivamente.

A semana atual (semana 33ª, 11 a 17 de agosto) traz consigo a expectativa da reposição de mercadoria após as comemorações do dia dos pais. Se houver forte demanda, pode favorecer novo reajuste. Por outro lado, o comerciante, normalmente, começa a ser mais seletivo em suas aquisições preocupado com o andamento do mercado neste período do mês.

De toda forma, no ano passado os preços permaneceram inalterados neste mesmo período da semana. Por ora, as disponibilidades de ovos encerraram a semana passada ajustadas e podem contribuir para manter o mercado equilibrado.

Ovo branco