14/06/2019
Ovos: mesmo sem aumentos na semana, evolução permanece acima da média histórica

AviSite

A semana vai transcorrendo sem que as expectativas de melhores condições de comercialização, ou novos reajustes, se concretizem. De toda forma, existem reportes de alguns produtores conseguindo fechar negócios a preços diferenciados.

No geral, embora as disponibilidades de ovos permaneçam ajustadas, não se percebe crescimento acentuado na demanda que dê suporte a novos reajustes. Os ajustes acontecem apenas na ponta final do varejo paulistano que reportam bom giro da mercadoria.

Com isso, a semana vai transcorrendo com o mesmo valor diário que encerrou a semana passada e, nesse sentido, o preço atual atinge evolução de quase 17% em relação ao praticado no início do mês, cerca de 5,2 pontos percentuais acima da média histórica dos últimos 11 anos.

No mesmo período do ano passado os preços haviam evoluído 43%. Entretanto, o motivo era a reposição de mercadoria após o encerramento da greve dos caminhoneiros. Assim, percebe-se pelo gráfico que após o encerramento da quinzena e efetuadas as necessárias reposições, os preços tiveram forte involução.

O início da segunda quinzena sempre traz um arrefecimento do consumo com consequente queda dos preços praticados. A evolução do ano passado e da média histórica mostram a curva descendente. Mesmo assim, esse ano não deve ser tão acentuada quanto a do ano passado.

Ovo branco