Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
24/05/2019
Suinocultura
A importância do uso de fibras funcionais na dieta de aves e suínos
São inúmeros os benefícios das fibras quando aplicado pelos formuladores de granjas em dietas de monogástricos

Biosen

Fibras são ingredientes vegetais a base de madeira fresca especialmente selecionadas para a nutrição animal que ganham cada vez mais espaço entre as granjas de todo o país. “São ingredientes livres contaminações e micotoxinas capazes de dar suporte ao bom funcionamento fisiológico de todo o sistema gastrointestinal, contribuindo para uma melhora na eficiência zootécnica dos monogástricos”, informa o Diretor Geral da Biosen®, Fernando Toledano.

O Opticell® C5, fibra funcional presente no portfólio da empresa austro-brasileira, quando aplicado nas formulações possibilita a redução do uso dos antibióticos, isso porque as fibras funcionais dão suporte as funções gastrointestinais dos animais. “Como consequência temos um melhor estímulo a função peristáltica, maior produção de ácidos graxos voláteis e um melhor equilíbrio da microbiota intestinal. Mas é importante salientar que o alimento sozinho não é a única solução, boas práticas de manejo bem como bem-estar animal compõem os pilares para animais melhores e sadios, consequentemente, retorno positivo zootécnico e econômico”, destaca Toledano.

Economia e retorno financeiro também são características pelo uso do Opticell® C5, isso porque com baixo percentual de inclusão de fibras é possível ter um reequilíbrio das funções fisiológicas dos animais. “Adicionalmente, a análise de custo benefício sobre o uso de fibras funcionais deve considerar a situação do plantel. Quanto maiores forem os transtornos causados pela deficiência de fibras nas dietas dos animais, maior será a contribuição das fibras funcionais e um maior retorno financeiro será observado”, salienta o Diretor Geral da Biosen®.

Para ele, “no geral, o uso de fibras funcionais na avicultura e suinocultura pode ser considerado um dos melhores investimentos na área nutricional a ser feito pelo produtor, tamanha é a deficiência de fibra, seja em quantidade quanto em qualidade”, destaca.

Tags: