Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
08/04/2020
Avicultura
Ovo x Milho em março: poder de compra do avicultor piorou em relação à média dos últimos 10 anos
mbora os preços de ovos tenham alcançado excelente evolução no decorrer de março passado, isso não proporcionou ganhos efetivos aos avicultores de postura comercial

AviSite

Embora os preços de ovos tenham alcançado excelente evolução no decorrer de março passado, isso não proporcionou ganhos efetivos aos avicultores de postura comercial porque, na base de produção, as matérias-primas utilizadas na alimentação das aves, milho e farelo de soja, tiveram forte avanço nos preços.

Em março o preço médio dos ovos brancos (granja, interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve ganhos de 8,8% e 47,4% em relação a fevereiro último e março do ano passado, respectivamente. O Produtor de milho, por sua vez, também obteve excelente valorização, de 14% no mês, e de 41,1% no ano.

Assim, no mês, com a maior valorização do milho em relação aos ovos, houve perda no poder de compra do avicultor que precisou de meia caixa de ovos a mais para obter a tonelada da matéria-prima. Já em doze meses, foi ao contrário, havendo necessidade de meia caixa de ovos a menos para obter a mesma quantidade de milho, significando melhora de 4,4% no poder de compra do avicultor.

A média histórica dos últimos 10 anos indica que em março são necessários 9,8 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, indicando que neste ano houve perda de 6,6% na capacidade de compra do produtor de ovos que necessitou de 10,5 caixa de ovos para adquirir a tonelada do grão.

Os preços médios de ambos os produtos neste início de abril indicam nova recuperação no poder de compra do produtor de ovos. Entretanto, ele apenas atinge o mesmo patamar do índice histórico, permanecendo inferior ao alcançado no mesmo período do ano passado.

Ovo x milho

Tags: