21/05/2019
Ovos na Granja x Varejo: em abril houve melhora na relação favorecendo o produtor

AviSite

Em abril o produtor de ovos paulistano obteve valorização mensal de 8% na comercialização do seu produto. Na comparação com o recebido no mesmo período de abril do ano passado o índice foi ainda maior, atingindo quase 15%.

Na ponta final da comercialização, ou seja, no varejo paulistano, também houve ganhos na comparação mensal e anual. Porém, em índices bem menores que os verificados na granja: em relação ao mês anterior, de 1,5%, e, em relação a abril de 2018, de 5,1%.

Dessa forma, com a maior evolução nos preços praticados ao produtor, houve nova melhora na participação do produto na granja em relação com o varejo: no mês, equivaleu a 38,5% do comercializado no varejo, apontando melhora de 2,4 pontos percentuais. Em doze meses a recuperação foi um pouco maior, cerca de 3,3 pontos percentuais.

Por ora, transcorrido metade do mês em curso, os preços médios alcançados por ambos os produtos indica queda na participação dos avicultores em maio para índice abaixo de 33%. Como o mercado adentra o período de baixo consumo pela queda no poder aquisitivo, esse índice sofrerá pouca reversão.

Ovo branco