15/03/2019
Produção de ovos aumenta 8,6%, aponta IBGE
De acordo com o instituto produção de ovos de galinha foi de 3,60 bilhões de dúzias, um recorde da série histórica, iniciada em 1987

Avicultura Industrial

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018, a produção de ovos de galinha foi de 3,60 bilhões de dúzias, representando aumento de 8,6% em relação ao ano anterior, um recorde da série histórica, iniciada em 1987.

O aumento veio de 23 das 26 Unidades Federativas (UFs) com granjas enquadradas no universo da pesquisa. Assim como em 2017, os aumentos mais expressivos ocorreram em São Paulo (+74,46 milhões de dúzias) e Espírito Santo (+52,16 milhões), seguidos por Ceará (+25,67 milhões), Pernambuco (+23,17 milhões), Goiás (+21,29 milhões) e Mato Grosso (+20,79 milhões). A redução mais significativa ocorreu no Distrito Federal (-1,34 milhões de dúzias).

O estado de São Paulo seguiu liderando o ranking das UFs, com 29,4% da produção nacional, seguido pelo Espírito Santo (9,5%), Minas Gerais (9,1%) e Paraná (8,7%).

Foram produzidas 936,32 milhões de dúzias de ovos de galinha no 4º trimestre de 2018, um aumento de 1,6% em relação à produção do 3º trimestre e 9,1% acima do 4º trimestre de 2017. A produção de ovos do 4º trimestre de 2018 foi um recorde da série histórica, iniciada em 1987.