17/05/2018
Ovos: piora a relação de preços entre granja e varejo

AviSite

Em abril o produtor de ovos paulistano sofreu perda mensal superior a 15% na comercialização do seu produto. Na comparação com abril do ano passado o índice de perda foi ainda maior, atingindo 27,5%.

Na outra ponta, ou seja, no varejo paulistano, também houve perdas mensal e anual, mas não tanto quanto no sistema produtivo: em relação ao mês anterior atingiu pouco mais de 5%, e, em relação a abril de 2017, a involução chegou a 11,1%.

Com a maior desvalorização na comercialização do produto na granja, houve novo retrocesso na participação do produto em relação ao varejo: era de 39,4% em março e caiu para 35,2% em abril. Já em relação a abril do ano passado, a perda atingiu quase 8 pontos percentuais. Lá, a participação do produtor equivaleu a 43,1%.

Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos até meados de maio indicam que o produtor continua perdendo participação em relação ao varejo.

Ovo branco