17/05/2018
Produtores de ovos precisam recuperar margens

AviSite

Ontem, quarta, o mercado de ovos permaneceu com preços estabilizados nos mesmos patamares dos últimos dias: a caixa de ovos brancos sendo comercializada de R$64,00 a R$66,00 e a de ovos vermelhos entre R$67,00 a R$71,00.

Segundo a Jox Assessoria Agropecuária com as promoções deixadas de lado e os repasses do último aumento o varejo já mostrou queda no ritmo das vendas. Com isso, o equilíbrio entre oferta e demanda deve dar o tom dos negócios realizados no curto prazo. Se não houver sobras, os preços tendem a manutenção.

Infelizmente, a medida que o mercado adentra o período onde as condições aquisitivas dos consumidores vão se esvaindo, diminuem as expectativas de melhores condições de comercialização.

Infelizmente sim, porque as perdas dos avicultores de postura comercial são imensas e não se restringem apenas a maio. O preço médio acumulado de janeiro até o presente momento indica perdas de 17,7% e 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado e retrasado, respectivamente. Sem considerar a inflação do período ou a forte evolução de preços verificado nas matérias-primas básicas utilizadas na alimentação das aves.

Diante desse quadro tão desfavorável, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio que permita aos avicultores continuar produzindo esse alimento nobre e saudável, recebendo justo retorno, que garanta condições de se manterem na atividade.

Ovo branco