12/09/2017
Exportação de ovos comerciais em agosto de 2017
As vendas externas de ovos comerciais levantadas através do sistema AliceWeb do MDIC indicam que em agosto se exportou o segundo menor volume de ovos comerciais do ano.

AviSite

O total embarcado no mês alcançou 2,669 milhões de ovos – cerca de 222,4 mil dúzias – e representou queda de 37,5% sobre agosto do ano passado. De toda forma, foi 14% superior a julho último. Mas esse índice de aumento tem pouca relevância quando se compara com uma base baixa. Aliás, a média de embarques em agosto dos últimos cinco anos, foi superior a 9 milhões.

O acumulado nos primeiros oito meses do ano se aproxima dos 43 milhões e representa 59,3% de redução em relação ao mesmo período do ano passado. O volume médio do período projeta cerca de 64,3 milhões de unidades para o ano. Se alcançado, indicará redução de 51% em relação ao total do ano passado quando se embarcou 131,2 milhões de ovos.

Por ora, nos últimos doze meses – setembro de 2016 a agosto de 2017 - o volume está um pouco acima do projetado, 68,7 milhões, equivalendo a índice de redução de 71,5%.

Ovos