12/09/2017
Maior produtor de ovos da América do Sul conquista selo de bem-estar animal
Produção livre de gaiolas vem se mostrando como nicho para a cadeia

Feed & Food

O selo Certified Humane, da Humane Farm Animal Care (HFAC), reconhece produções que criam animais conforme padrões de bem-estar, como dieta nutritiva sem antibióticos ou subprodutos de origem animal, abrigo apropriado, áreas de descanso e espaço suficiente para expressar o seu comportamento natural, como bater as asas e tomar banhos de areia, por exemplo.

O maior produtor de ovos da América do Sul, Mantiqueira Alimentos (Itanhandu/MG), conquistou o reconhecimento para a marca própria “Happy Eggs” e “Taeq”, produzida para os supermercados Pão de Açúcar. As embalagens das duas marcas deverão estampar o selo nas próximas semanas.

"A conquista da certificação de bem-estar animal nos deixa muito felizes pois assegura que estamos no caminho certo em nosso sistema de produção livre de gaiolas. Na Mantiqueira sempre trabalhamos com muita seriedade, inovando e modernizando nossos sistemas de produção para oferecer alimentos saudáveis e com procedência de qualidade", diz o fundador e proprietário da Mantiqueira Alimentos, Leandro Pinto.

O presidente do Instituto Certified Humane Brasil, Luiz Mazzon, afirma que o investimento da Mantiqueira em bem-estar animal abrirá portas para que outros produtores adotem o programa. "Ao aumentar de forma exponencial a oferta de ovos Certified Humane no Brasil, irá facilitar muito o negócio de outras empresas de alimentos que utilizam ovos como seu principal ingrediente - como maionese ou massa, para também obterem a certificação para os seus negócios", destaca.

Os referenciais de cuidado animal da HFAC foram desenvolvidos por um comitê científico internacional formado por 40 cientistas especializados em bem-estar animal. Desde 2003, mais de 665 milhões de animais de produção foram criados sob as normas Certified Humane nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Peru e Chile.