Sindicarne - Florianópolis
INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PROTEÍNA ANIMAL
12/09/2017
Soja: Mercado em leve queda, na espera do relatório do USDA, por Miguel Biegai da OTCex Group
Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira queda nesta terça-feira (12/09)

OTCex Group Genebra

Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira queda nesta terça-feira (12/09). O contrato de novembro está com trabalhando com 2,5 centavos de baixa a US$ 957,50 centavos por bushel. Movimentação bem calma, com um pouco menos de 10 mil contratos negociados no vencimento novembro/17 que é o driver do mercado nesse momento, e o continuará sendo até pelo menos meados de outubro.

O mercado está em ritmo clássico de espera de relatório mensal de Oferta & Demanda do USDA, e que será divulgado logo mais, às 13:00 horas de Brasília. A expectativa é grande acerca desse reporte. O relatório de setembro traz importantes sinalizações a respeito do tamanho de safra, exportações, e sobretudo sobre os estoques finais da safra norte-americana. E como sabemos, os preços na Bolsa de Chicago são formados, em primeiro lugar, em cima da situação interna de oferta & demanda naquele país. Mas como os preços da Bolsa de Chicago acabam influenciando os outros preços ao redor do mundo, então é primordial ficar antenado na divulgação desse relatório e seus impactos sobre as cotações locais aqui no Brasil.

Na média das estimativas de diversas consultorias pesquisadas, a produção deve ficar em 117,6 milhões de toneladas, menos do que os 119,2 do relatório de agosto, e os estoques em 9,91 milhões de toneladas, também menos do que os 10,07 do mês passado. Aguardemos. No mês passado, todo mundo esperava redução e veio aumento forte. No relatório de condições das lavouras, ontem, queda de 1% nas condições boas a excelentes, de 61% para 60%, e aumento nas péssimas, de 11 para 12%.

Graficamente, estamos dentro de uma tendência lateral. O mercado respeitou os US$ 977 como resistência por 3 dias seguidos, e mostrou que é por ali que os traders poderão ter novo embate contra os baixistas caso o relatório venha a ser positivo para os preços hoje.

Tags: