19/01/2018
VBP do frango em 2017: o menor valor dos últimos 5 anos

AviSite

De acordo com a Coordenadoria Geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, em 2017 a produção de frangos alcançou valor bruto da ordem de R$49,035 bilhões, resultado que correspondeu a 28,2% da produção pecuária (na soma de boi, suíno, frango, leite e ovos, perto de R$175,2 bilhões) e a cerca de 9,5% da produção agropecuária brasileira (total de R$521,7 bilhões, considerados os 26 principais produtos – 21 agrícolas, 5 de origem animal).

A despeito da significativa participação na agropecuária, o VBP do frango apresentou, em 2017, a quarta queda em 10 anos. E foi a mais significativa, pois frente a reduções de 3,99% em 2009, de 0,12% em 2010 e de 2,02% em 2014, a de 2017 ficou próxima de 10,5%. Pior: correspondeu ao menor VBP dos últimos cinco anos.

Analisada a evolução do VBP do frango nos últimos 10 anos, observa-se que o valor registrado em 2017 ficou cerca de 25% acima do alcançado em 2007, índice que corresponde a, praticamente, metade do aumento de produção registrado no período.

Note-se, neste caso, que na projeção do VBP, o MAPA utiliza como referência para o volume produzido, o abate de frangos levantado pelo IBGE. Que, para o período em análise, aponta incremento de 48,78%. Ou seja: a avicultura de corte opera com preços reais decrescentes.

Frango